Quais os cuidados antes e depois da cirurgia?
Cirurgias geram sempre tensão. Mas, com alguns cuidados antes e depois do procedimento, você pode colaborar para aumentar sua segurança, sua tranquilidade e as chances de ter os melhores resultados.
Para ajudá-lo, o Rio Day Hospital preparou este artigo. Continue lendo e veja o que fazer.
Cuidados pré-operatórios.
- Siga as orientações do seu médico, não do Dr. Google.
O Google é uma ferramenta muito útil para a busca de informação. Como também é prática, muita gente acaba procurando ali as dicas para tudo. Inclusive para o pré-operatório.
Mas, no meio de muito conteúdo bem fundamentado, existem mitos, inverdades, orientações mal embasadas.
Quando se trata de algo sério como a sua saúde, nada substitui as palavras de um profissional que você conhece e em quem você confia.
Só o seu médico poderá definir que exames você precisa fazer, que alimentos podem ser ingeridos nas 24 horas antes da cirurgia, qual o medicamento necessário e assim por diante. Siga à risca tudo que ele prescrever.
- Cuide do emocional.
Por mais simples que seja a sua cirurgia, é normal que ela mexa com o emocional. Para isso, você pode:
- conversar com o cirurgião e com pessoas que passaram pela mesma operação e cercar-se de informações;
- pedir ao médico anestesiologista para receitar um calmante;
- buscar a ajuda de um terapeuta;
- recorrer a técnicas de respiração, yoga e meditação.
- Evite bebidas alcoólicas por duas semanas antes da cirurgia.
Elas prejudicam a circulação sanguínea e, consequentemente, a oxigenação. Com isso, acabam aumentando as chances de você ter problemas, como de cicatrização depois da cirurgia.
- Cigarros precisam ser interrompidos, especialmente por conta da anestesia.
A gente sabe que parar com o vício do cigarro não é tão simples. Mas é fundamental. Entre outros problemas, ele pode provocar embolia pulmonar e trombose. Principalmente nas cirurgias que exigem anestesia, o fumo aumenta bastante os riscos de complicações respiratórias e cardiovasculares.
E no pós-operatório?
- Vale a mesma dica de ser fiel às orientações médicas.
O pós-operatório é outro momento em que você deve seguir com muita seriedade as orientações do seu médico. Não caia na armadilha de fazer o que ele pede só enquanto estiver sentindo algum desconforto ou dor na região operada.
Tudo que ele recomendar – da alimentação ao tempo de repouso, passando pelos medicamentos e rigor nos curativos – precisa ser levado em conta até o momento em que o seu organismo se reequilibrar por completo.
Lembre-se de que nas primeiras semanas depois da cirurgia o seu corpo estará mais vulnerável. Quanto mais cuidados, menos chances de formar queloides, infecções, tromboses e outros problemas.
- Prepare-se psicologicamente para as semanas seguintes.
O período pós-cirúrgico exige paciência. Normalmente você não pode realizar esforços, levantar pesos, dirigir e praticar atividades físicas, entre outras coisas por algumas semanas.
Talvez haja necessidade também de fazer exercícios respiratórios e se movimentar para evitar infecções no pulmão e constipação. Foque nos bons resultados que isso ajuda.
- Comunique ao seu médico qualquer problema.
Não deixe de manter contato com o seu médico, especialmente nos primeiros dias. Muitos incômodos, febres altas e mal-estar podem ser um indício de algum problema. Observe também se existem sinais de infecção ou inflamação na cicatriz, como inchaços, vermelhidões e odores fortes. Mantenha-o bem informado.
- Assepsia total.
Apesar de a recuperação ser feita em casa, você não deve se descuidar da assepsia em geral. Tanto pessoal quanto do ambiente.
Como dito no primeiro item, siga as instruções do seu médico em relação aos curativos. E mantenha um álcool 70% por perto, não só para higienizar as mãos na hora de descobrir a cicatriz, quanto para eventuais visitas.
- Faça sessões de drenagem linfática.
Normalmente as drenagens são indicadas por várias razões, entre elas, para:
- a eliminação de líquidos retidos no procedimento;
- a redução do inchaço;
- a velocidade da recuperação;
- a redução das dores;
- a melhora do fluxo sanguíneo;
- o fortalecimento do sistema imunológico;
- a prevenção de infecções e de hematomas;
- um maior bem-estar.
Rio Day Hospital – um centro com total infraestrutura para a sua cirurgia.
As dicas acima já são capazes de colaborar com o sucesso da sua operação. Mas vale mais uma sugestão. Durante o procedimento, é bom que o local onde ele será feito tenha total infraestrutura para isso.
Aqui no Rio Day Hospital, por exemplo, contamos com 5 salas cirúrgicas, 19 leitos, CTI de suporte à vida, equipamentos de última geração, monitorização nos quartos, plantonista 24 horas e um atendimento ágil e especial.
Além disso, é bom lembrar que o conceito de “day hospital” é uma excelente alternativa para problemas de controle de infecções. Afinal, não temos ambulatórios, pronto-socorro, laboratórios ou qualquer outra forma de atendimento ao público em geral. E isso também é uma grande tranquilidade para o paciente.