Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial é acometida por alergias. E durante o inverno, o ar mais frio pode irritar as vias aéreas com mais frequência, contribuindo ainda mais para o aparecimento de sintomas alergênicos naqueles que têm predisposição.
O Rio Day Hospital, neste blog, mostra os principais fatores, as principais doenças típicas desta estação do ano e dá dicas de como se prevenir delas. Acompanhe com a gente.
Inverno e clima
No inverno, aumentam os níveis de poluentes no ar. Isso costuma contribuir para uma maior irritação das vias respiratórias. A inversão térmica, por sua vez, potencializa os efeitos da poluição, pois a camada de ar frio, mais pesada que a do ar quente, desce para a superfície da Terra, retendo ainda mais poluentes na atmosfera.
Este ar frio também irrita as vias aéreas, e aqueles que têm o sistema respiratório mais fragilizado pode ser acometido por sintomas alérgicos, como a dificuldade para respirar e a coriza.
Soma-se a isso o tempo mais seco e a baixa umidade relativa do ar que contribuem para uma maior circulação de vírus, como o da gripe e o do resfriado. Está aí o contexto perfeito para um agravamento de doenças respiratórias.
Como se prevenir das doenças típicas do inverno
Asma, bronquite, rinite, sinusite, resfriados, gripes, pneumonias, alergias, amigdalites, otites e sinusites são doenças que podem ocorrer com mais frequência no inverno.
Elas são estimuladas muitas vezes pelos hábitos das pessoas que, para fugirem do frio, costumam se fechar nos ambientes e se aglomerarem, o que facilita a disseminação de vírus, bactérias e outros agentes infecciosos.
As dicas abaixo irão ajudar você a se manter prevenido dos males do inverno.
– mantenha os ambientes arejados;
– hidrate abundantemente o organismo;
– evite locais fechados;
– respire mais pelo nariz do que pela boca, pois ele filtra e aquece o ar;
– evite se expor em ambientes com muita poeira ou fumaça;
– exponha cobertas e roupas de frio ao sol;
– caso você tenha algum problema respiratório, evite o contato com bichos de pelúcia, carpetes, cortinas ou produtos que possuem pelos;
Além disso, opte por uma alimentação balanceada para aumentar a imunidade. Sopas e caldos ricos em verduras e legumes são ótimos aliados, assim como as frutas, principalmente as que possuem vitamina C.
É fundamental lembrar também que os vírus são transmitidos pelo ar e a maioria deles prefere o frio ao calor, como o novo Coronavírus. Portanto, proteja-se também com o uso de máscara e procure manter a higiene das mãos com álcool gel.
O Rio Day Hospital está funcionando seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Cuide-se e conte com a gente, caso precise de um tratamento mais especializado. Acesse nosso site.