Email

atendimento@riodayhospital.com.br

Telefone

(21) 2238-9978

Hérnias abdominais

Sem categoria

Hérnias abdominais: o que são, onde se formam, quais as causas, os sintomas e tratamentos?

Você acha que as hérnias adbominais só aparecem no umbigo? Sabe se elas crescem e podem evoluir para quadros mais sérios? Conhece os sintomas? 

Existem muitas informações fake, mas também algumas verdades sobre esse assunto, que costumam circular entre as pessoas. 

Como se trata de um problema bem comum –atinge em média 20% dos brasileiros –, o Rio Day Hospital resolveu escrever este artigo. 

Continue aqui com a gente e tire algumas dúvidas básicas, além de saber qual o tratamento recomendado nos casos desse diagnóstico. 

Hérnias abdominais: o que são e onde se formam?

Como já mencionamos aqui no blog, uma hérnia é o deslocamento de um órgão ou de um tecido que forma protuberância, inchaço e/ou dor local. 

Para ficar mais fácil visualizar, é como se a parte fora de lugar tentasse escapar pelo orifício de alguma parede muscular. 

No caso das hérnias abdominais, elas se desenvolvem em qualquer região do aparelho digestivo. E podem ser:

  • Hérnias umbilicais – que, como o nome sugere, se formam nas proximidades do umbigo.
  • Hérnias epigástricas – surgem na linha média da parede abdominal superior.
  • Hérnias incisionais – são resultados de cicatrizações inadequadas de incisões cirúrgicas.
  • Hérnias inguinais – ocorrem na virilha e, nos homens, pode chegar até os testículos, dando origem à chamada hérnia inguinoescrotal. 

Quais as causas das hérnias adbominais?

As causas podem ser resumidas no enfraquecimento da musculatura da parede do abdômen. 

Mas é possível que isso:

  • Tenha origem genética
  • seja consequência de uma cirurgia
  • aconteça por aumento de pressão na região por conta, por exemplo, de gravidez ou obesidade
  • surja como consequência de esforço físico como um levantamento de peso maior do que o recomendado

Quais os sintomas das hérnias abdominais?

As manifestações vão depender de cada caso.

As pequenas costumam apresentar apenas um inchaço local. 

Mas elas podem ir crescendo gradativamente e começar a provocar dores, que tendem a aumentar quando a pessoa pressiona a parte inferior do abdômen. Isso acontece, por exemplo, na hora de evacuar, de tossir, de levantar peso ou até se o paciente ficar de pé por muito tempo seguido. 

O quadro maispreocupante é quando o pedaço do órgão ou tecido que passou pelo orifício da parede abdominal fica preso ali e não retorna mais à posição original. 

Nesses casos, ele se torna “encarcerado” e, algumas vezes, chega a ser “estrangulado”. Isso é perigoso e pede tratamento urgente porque bloqueia a circulação do sangue e pode provocar uma necrose. Os sintomas nas duas situações são dores fortes, náuseas e vômitos. 

Quais os tratamentos para as hérnias abdominais?

Só existe um tratamento para curar definitivamente uma hérnia abdominal: a cirurgia (aberta ou por laparoscopia).

O procedimento é simples e rápido, feito com anestesia local ou raquidiana, e deve ser realizado, mesmo que ela seja pequena e não provoque qualquer dor ou desconforto. 

Nos casos citados acima – de encarceramento ou de estrangulamento – a operação não só é recomendada, como deve ser feita com urgência. 

Portanto, se você suspeita que tem uma hérnia abdominal – especialmente  se chegou a apresentar dores, náuseas e vômitos – agende o quanto antes sua consulta com um especialista. 

Aqui no Rio Day Hospital, você conta com toda a estrutura, a qualidade e a segurança para cirurgias de pequeno e médio porte. E com condições especiais para quem não tem plano de saúde. Entre em contato para saber mais. 

Tag Post :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *