Cuidar da saúde é imperativo para indivíduos de qualquer idade. No entanto, o idoso precisa tomar cuidados redobrados e, sempre que precisar, deve procurar médicos especializados para consultas ou para tirar dúvidas.
No mês em que se comemora o Dia do Idoso, em 1 de Outubro, o Rio Day Hospital mostra formas de manter a saúde na terceira idade, a melhor fase da vida.
Saúde, imunidade e alimentação na terceira idade
Uma alimentação balanceada é a principal arma para ajudar a aumentar a imunidade. O ideal é ingerir um pouco de todos os nutrientes. Um médico pode indicar também um suplemento alimentar para ajudar na ingestão de todas as substâncias necessárias para o melhor funcionamento do organismo.
Alguns alimentos muito indicados para a imunidade são: frutas cítricas (ricas em vitamina C), iogurte (é fonte de microrganismos que ajudam o corpo a combater infecções), folhas verde escuras (como couve, espinafre e bertalha), mel e castanha-do-pará.
Beber água faz bem à saúde do idoso
Não espere sentir sede para se hidratar. O corpo precisa de água para que todas as células e órgãos possam funcionar corretamente.
A ingestão de líquidos retira o excesso de impurezas do organismo e ajuda a prevenir doenças. Além disso, ao praticar exercícios físicos, é muito importante redobrar os cuidados com a hidratação, já que a perda de líquidos é ainda mais intensa nessas situações.
Dormir é importante para a saúde do idoso
Uma boa noite de sono precisa ser uma rotina e não um luxo para o idoso. Alguns especialistas defendem que a privação do sono pode ser um dos principais fatores que causam a imunidade baixa nesta fase da vida.
Além do período correto de descanso, priorize também uma qualidade melhor do sono. Recomenda-se que os idosos durmam de sete a oito horas por dia.
Estresse e saúde na terceira idade
Uma baixa imunidade que prejudica a saúde pode ser desencadeada por falta de sono e por uma alimentação inadequada, além também de poder ser provocada pelo estresse.
Isso, porque as tensões do trabalho (caso o idoso ainda esteja ativo) ou do dia a dia podem impedir que as células do corpo funcionem adequadamente, dando espaço para o surgimento de doenças.
Fugir do estresse é uma missão quase impossível diante da realidade atual. Por isso, é imprescindível investir em atividades que fazem bem ao idoso, seja ela alguma manifestação artística, voltar a estudar ou viajar.
Exercícios físicos e saúde na terceira idade
Além de liberar endorfina, um dos hormônios da felicidade, o exercício físico melhora a circulação e isso ajuda a levar todos os nutrientes ingeridos por meio de uma alimentação balanceada para onde eles precisam ir. Isso significa fortalecimento e boa imunidade para o idoso.
Exercícios ainda são uma ótima forma de liberar a ansiedade e o estresse, melhorando a qualidade do sono.
Desde alongamentos até caminhadas e corridas, as atividades físicas na terceira idade são ótimas aliadas da saúde: mental e física.
Porém, cuidados são necessários. O exagero nos exercícios pode acabar tendo o efeito oposto e prejudicar a estrutura do corpo do idoso e até mesmo a própria imunidade do indivíduo da terceira idade.
Como dito no início, porque nunca é demais repetir: sempre que necessário, é fundamental o idoso procurar um médico para auxiliar nos cuidados com a saúde.
O Rio Day Hospital se orgulha de ter atendido a tantos pacientes da terceira idade. Nossa clínica possui estrutura com espaço e equipamentos adequados, além de médicos especialistas que são diferenciais para um atendimento de qualidade. Acesse o site.