atendimento@riodayhospital.com.br

(21) 2238-9978

Em determinadas situações, quando se fica doente, é preciso passar por algum procedimento médico para saber o que está acontecendo. Para um diagnóstico satisfatório é preciso a análise certa, pois cada categoria de exame serve para uma finalidade e se obtém diferentes respostas. A biópsia é um desses exames. Você sabe como ela é feita e para que serve?

O Rio Day Hospital, espaço dedicado a cirurgias de pequeno e médio porte, no Rio de Janeiro, explica nesta publicação tudo que você precisa saber sobre esse exame.

O Que É Uma Biópsia?

A biópsia é um exame que, através da retirada de um pequeno tecido do corpo e uma análise laboratorial das alterações das formas e tamanhos das células, diagnostica a saúde e a qualidade desses tecidos como a pele, o osso, o fígado, o músculo, o pulmão, o rim, o baço e outros. Esse procedimento também é eficaz na identificação da presença de células cancerígenas e outros problemas de saúde.

Quando o médico precisa ver alguma alteração num tecido do corpo e que não fica visível em outros exames, ele solicita a biópsia. Esse exame costuma ser simples e pode ser realizado em consultórios médicos, porém, em alguns modelos de biópsia é preciso retirar o órgão. Procedimentos desse grau só podem ser feitos por um cirurgião.

Para Que Serve?

Com o objetivo de considerar os aspectos de um determinado tecido ou quando há hipótese de câncer, a biópsia é indicada quando há suspeita de modificação nas células após a análise de exames de sangue ou imagem.

Ela também pode ser indicada para ajudar a detectar algum agente infeccioso, no caso de doenças infecciosas, ou para verificar variante em órgãos ou tecidos, em caso de doenças autoimunes.

Tipos de Biópsia

São várias as categorias de biópsias que podem identificar variados problemas em diferentes partes do corpo. De acordo com a recomendação da biópsia, pode ser feita:

Esse tipo de biópsia é feita através de um corte para retirar um tumor, feito com anestesia local, regional e geral se o tumor estiver na região do tronco. Ela é feita em centro cirúrgico durante o processo cirúrgico.

Essa biópsia (linfonodo sentinela) é a mais indicada para diagnosticar câncer de melanoma e/ou de mama. Após a análise da mamografia de uma paciente, em caso de suspeita de alguma doença, o médico pode solicitar esse exame que mapeia os linfonodos, permitindo saber os gânglios linfáticos que serão removidos.

Após análise do exame de sangue do paciente, se o valor do PSA estiver acima do normal, ou apresentar alterações durante o toque retal, o médico pode indicar a biópsia de próstata.

Indicado para detectar tipos de câncer de pele basocelular e espinocelular, a biópsia de pele pode ser feita de diferentes maneiras, dependendo da que o médico achar mais apropriado. Uma pequena parte de tecido é removido, preservando toda a lesão.

Geralmente realizada na existência de sangue ou proteínas na urina, o que indica possíveis problemas nos rins, a biópsia renal serve para confirmar possíveis alterações nos rins e para fazer o acompanhamento de pacientes com transplantes.

Com o objetivo de analisar os aspectos das células da medula, a biópsia da medula diagnostica e acompanha a evolução de doenças como linfoma, leucemia, mielodisplasias ou mieloma múltiplo, para descobrir possíveis metástases.

Na biópsia líquida é feita a avaliação de células cancerígenas através de um exame de sangue que apresenta pequenas frações de DNA, sem precisar remover parte do tecido. Em exames oncológicos, por exemplo, pode-se apresentar a presença de tumores sólidos, o que otimiza a decisão dos tratamentos mais rápidos e eficazes.

A biópsia hepática constitui-se na análise de um pedaço pequeno do fígado que foi retirado para diagnosticar doenças como hepatite B e C, cirrose, câncer, e outras lesões.

A biópsia do útero ajuda na identificação de alterações no tecido do revestimento do útero que mostram o crescimento atípico do endométrio, infecções do útero ou câncer.

Como É Feita?

Na maioria das vezes, o procedimento é rápido, indolor e o paciente não precisa ficar internado, pois a anestesia utilizada é a local ou com sedação leve. Esse procedimento só leva o tempo que o médico irá levar para recolher o tecido para depois ser analisado em laboratório.

Na hipótese das biópsias internas, o procedimento é guiado por imagens, utilizando procedimentos como a tomografia computadorizada, ecografia ou ressonância magnética, permitindo a análise dos órgãos.

Após o procedimento, o local onde foi feita a perfuração precisa ser lavado e higienizado para desinfectar segundo as orientações dadas pelo médico, necessitando, em alguns casos, de utilização de antibióticos para auxiliar na cicatrização.

O Rio Day Hospital é uma clínica totalmente equipada com a estrutura e a segurança que médicos e pacientes precisam para procedimentos como esse. Acesse o site.